Como escolher a tinta certa para a pintura: tipo, acabamento, rendimento e cor
Hoje, dia 18 de outubro de 2017, é dia do Pintor e para celebrar essa data a notícia de hoje são dicas para te ajudar a escolher a tinta certa para a pintura do seu imóvel, desde a escolha do tipo de tinta que deve ser usada em cada ambiente, passando pelo tipo de acabamento ideal para cada parede e o rendimento das tintas até algumas dicas na hora da escolha da cor. Confira abaixo:
Tipo:
Para saber qual é a tinta certa, você deve olhar primeiro se o local tem ou não contato com água (banheiro, cozinha e lavanderia precisam de tinta resistente à água) e qual é o tipo de superfície (alvenaria, madeira, metal);
- Para pintura em área interna a seca, você pode usar látex.
- Para pintura em área externa ou áreas molhadas (banheiro e cozinha), você pode usar tinta acrílica.
- Para áreas molhadas, também é possível usar tinta epóxi, que pode ser aplicada em paredes, pisos, azulejos, ferro e aço, box, piscinas e caixas d'água. A epóxi é a mais cara que a acrílica, mas aguenta limpeza pesada e dura mais.
- Independente da área, se a superfície for madeira ou metal, você pode aplicar tinta esmalte.
Acabamento:
Existem três tipos de brilho: fosco, acetinado (também chamado de semi-brilho) e brilhante. Eles influenciam na aparência e durabilidade. Quanto mais brilho tiver a tinta, mais durável será porque contêm mais resina. Por outro lado, quanto mais brilhante é a tinta, mais aparecem às imperfeições da parede e mais difícil é a remoção e repintura. Portanto, quanto mais brilho, maior a durabilidade e o preço.
Rendimento:
Existem três tipos: premium (alto rendimento), standard (rendimento médio) e econômica (rendimento baixo). Quanto mais rende, maior o preço. Mas na verdade, você vai precisar aplicar menos demãos e justamente por serem menos camadas, a pintura vai ficar mais bonita.
Escolha da cor:
Escolher bem a cor também é importante. Essa é uma questão de gosto. Mas para não perder dinheiro, teste a cor escolhida na superfície que você irá pintar. Ela pode ser linda no catálogo, mas na hora em que você coloca na parede e visualizar no contexto da casa (iluminação, móveis, posição mais ou menos destacada), a tinta pode não combinar. Portanto, teste primeiro. Compre embalagens pequenas e pinte 1m2. Aplique duas demãos e deixe secar para só depois decidir se era isso mesmo que você queria. E só compre a quantidade total depois que tiver certeza do tom que escolheu.
Fonte: 100pepinos