0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Como Retirar uma Lâmpada Quebrada do Soquete

Retirar uma lâmpada quebrada exige inúmeras medidas de segurança mas, com as ferramentas adequadas, mesmo uma lâmpada emperrada pode ser removida. Confira:

  1. Coloque luvas e óculos de proteção.? Use sempre luvas grossas antes de mexer com vidro quebrado para evitar cortes. O ideal é colocá-las sobre luvas de borracha ou de outro material isolante para se proteger da eletricidade caso a energia seja restabelecida enquanto você estiver trabalhando. Os óculos protegem os olhos de cacos de vidro e são especialmente importantes se o soquete da lâmpada fica no teto. Se o soquete estiver no teto, é uma boa ideia usar um chapéu para evitar que cacos de vidro caiam no seus cabelos. Mesmo com a energia elétrica desligada, há uma pequena chance do soquete ainda estar energizado devido a problemas na fiação.?Use luvas isolantes para se proteger dessa possível situação. 
     
  2. Remova os cacos de vidro do chão.? Use uma vassoura, pano ou aspirador de pó para varrer os cacos em uma pá de lixo e, em seguida, descartá-los. Os fragmentos menores podem ser retirados com ajuda de um pedaço de papelão ou cartolina, enquanto que o pó de vidro deve ser pego com um pedaço de fita adesiva. Aviso:?Lâmpadas fluorescentes compactas e com formato espiral, também conhecidas como econômicas, podem emanar vapores de mercúrio quando quebradas. Abra janelas ou portas que dão para áreas externas, desligue o aquecedor e condicionador de ar e somente use o aspirador de pó como último recurso.
     
  3. Se necessário, coloque uma lona no chão para aparar os cacos de vidro que caírem.? Se ainda houver uma grande quantidade de vidro na lâmpada ou se o soquete estiver no teto, estenda a lona sob ele para facilitar a limpeza posteriormente. 
     
  4. Desligue a energia daquela parte da casa se a lâmpada estiver na parede ou no teto.? Encontre o painel com fusíveis ou disjuntores e desligue o dispositivo responsável pelo cômodo em questão. Se os fusíveis ou disjuntores não estiverem identificados, desligue a energia de todos os circuitos.
     
  5. Tente desenroscar a base de metal no sentido anti-horário com as mãos protegidas por luvas.? Só faça isso quando estiver usando luvas grossas para evitar cortes. Se a lâmpada estiver em um soquete no teto ou parede, luvas com revestimento isolante podem protegê-lo da chance de que uma fiação defeituosa possa causar choques mesmo com a energia desligada. Se notar resistência ao desenroscar a lâmpada, gire-a levemente na direção contrária (sentido horário) e termine de retirá-la.O ato de tentar forçar a lâmpada a partir de um ponto de resistência pode quebrar o soquete. Tenha cuidado para não derrubar a lâmpada assim que ela sair do soquete, evitando ter que limpar mais cacos de vidro. 
     
  6. Utilize um alicate de bico para ter mais força e precisão.? O alicate permite que você segure a base de metal de forma segura por causa de sua extremidade precisa. Assim, é possível girá-la usando um pouco mais de força do que você conseguiria com os dedos. Lembre-se de sempre girá-la no sentido anti-horário. Não se preocupe se a base de metal da lâmpada começar a se romper. Isso facilitará sua remoção e, de qualquer maneira, você irá descartá-la. Se não tiver um alicate de bico, compre um. Não tente usar métodos alternativos. 
     
  7. Experimente usar o alicate para segurar a parte interna da base da lâmpada.? Se não conseguir segurar a parte externa da base ou não for possível girá-la nessa posição, experimente colocar a ponta do alicate dentro da lâmpada quebrada e abri-lo de forma que as duas parte da ponta façam força nos lados internos da base de metal.Em seguida, gire no sentido anti-horário como anteriormente. 
  8. Se nenhum dos métodos acima funcionar, use uma chave de fenda para auxiliar, cuidadosamente.?Insira uma chave de fenda de cabeça chata entre a base da lâmpada e o soquete. Delicadamente e com cuidado, dobre o soquete para dentro, o suficiente para conseguir uma boa pegada na base com o alicate. Por fim, tente girá-la como antes. 
     
  9. Descarte todo o vidro quebrado de acordo com as leis locais.? Pode ser necessário dar uma olhada nas portarias locais sobre o descarte de lâmpadas ou então entrar em contato com a empresa que faz a coleta de lixo e pedir orientações. As lâmpadas incandescentes que realmente tem um formato de bulbo normalmente podem ser descartadas diretamente no lixo. Já as lâmpadas fluorescentes, com formato espiral, exigem transporte para um centro de reciclagem em alguns locais devido à pequena quantidade de mercúrio que contêm. Esvazie o saco do aspirador de pó usado para pegar os cacos de vidro imediatamente no lixo. 
     
  10. Coloque uma lâmpada nova enquanto a energia ainda está desligada. Mantenha as luvas e os óculos de proteção e deixe a energia desligada. Insira a lâmpada e gire-a em sentindo horário até sentir uma leve resistência. Não use mais força do que o necessário.

 

Fonte: WikiHow