0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Conheça as 5 principais falhas nas instalações hidráulicas que podem causar mau cheiro

A maioria dos problemas de mau cheiro pela casa estão relacionadas às instalações inadequadas de esgoto. Conheça abaixo as 5 principais falhas nas instalações hidráulicas que podem causar mau cheiro: 

  1. Sifão
    Esse dispositivo contém o “fecho hídrico”, que veda a passagem de gases contidos nos esgotos. Em forma de “S”, acumula água e, assim, impede que o mau cheiro retorne para dentro da casa.  
  2. Caixa Sifonada
    É o dispositivo que recebe os esgotos dos ralos e dos aparelhos sanitários. A caixa sifonada precisa ter uma vedação hídrica maior ou igual a 50 mm. O fecho evita a passagem de insetos e odores, provenientes do esgoto, para dentro de casa. Se você perceber que o mau cheiro está voltando do ralo, abra a sua tampa da caixa e verifique se está faltando o desconector. Na ausência do desconector, basta colocar um novo para sanar o mau cheiro.  
  3. Vaso Sanitário
    A causa principal do mau cheiro proveniente do vaso sanitário é a ausência ou vedação inadequada na saída da bacia sanitária. A instalação do anel de vedação é importante, pois além de eliminar o mau cheiro, elimina também os vazamentos. 
     
  4. Caixa de Inspeção
    São caixas que recebem os esgotos provenientes de banheiros e áreas de serviço, podendo ser de PVC, concreto ou alvenaria. São destinadas à realização de inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações de esgoto. A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. O problema pode ser solucionado trocando-se as tampas de inspeção de alvenaria ou concreto por outras novas ou por caixas de PVC.  
  5. Caixa de Gordura
    São caixas que recebem o esgoto da cozinha. Elas retém a gorduras, graxas e óleos proveniente da cozinha, para que não escoe diretamente pelas tubulações e gerem obstrução. As caixas de gordura pré-fabricadas não se adaptam de forma correta aos tubos de PVC, provocando trincas e infiltrações. A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. É importante lembrar que as caixas devem ser limpas semanalmente, ensacando os resíduos e jogando no lixo. 
     

Para evitar esse tipo de problema lembre-se de sempre utilizar produtos de qualidade na sua instalação hidráulica e manter a limpeza do ralo e dos outros componentes da instalação sempre em dia.  

Caso tenha algum problema, consulte um profissional da área.

Fontes: Fórum da Construção | Sanepar