Entenda qual a diferença entre filtro e purificador de água
O quanto de água você bebe por dia? Você sabia que mais de 70% do nosso corpo é composto por água? Por isso é importante beber a quantidade correta todos os dias, especialmente uma água que é livre de contaminantes. No percurso da estação de tratamento da rede pública local até a sua residência, muitas vezes a água pode adquirir impurezas, podendo causar cheiro desagradável e gosto estranho, tornando impossível o seu consumo. Até o cloro que é utilizado em excesso para proteger a água, torna-se prejudicial ao nosso organismo, podendo causar problemas de má digestão, gastrite, irritações na pele etc. Por isso, ter um filtro ou purificador de água em casa é de extrema importância. Ambos têm o papel de deixar a água boa para o consumo, mas não com a mesma qualidade. Confira abaixo as diferenças entre cada um:
- Filtro: Os filtros, diferente dos purificadores, são produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que barra as impurezas. O preço é bem mais acessível e podem ser encontrados em duas versões: de barro ou de plástico/inox. Porém, não reduzem o índice de cloro, nem bactérias. Para que os filtros tenham maior durabilidade é preciso que a caixa de água passe por limpezas periódicas, quando os mesmos são ligados diretamente nas torneiras. Além disso, a vela também deve passar por constante higienização e a sua troca deve ser feita toda vez que apresentar aparência amarelada, pois o filtro de barro, principalmente, acaba deixando a água com um gosto desagradável após um tempo de uso.
- Purificador de água: Os purificadores de água são produtos mais completos, pois conseguem matar e eliminar as bactérias e, além da função de filtro, eles repõem minerais (cálcio e potássio) benéficos ao bom funcionamento do organismo e reduzem metais pesados (mercúrio e chumbo), sais e cloretos que são prejudiciais à saúde. Além disso, também acabam com os odores e o sabor de cloro. Mas, se sua preocupação é com o gasto de energia, apesar de consumirem muito pouco, também é possível encontrar purificadores de água que não necessitam da rede elétrica para operar.
Os Purificadores Lorenzetti eliminam partículas como barro, limo, ferrugem e o excesso de cloro existente na água, assim como odores e gostos desagradáveis. Além de possuírem um preço mais competitivo, são aprovados pelo INMETRO. Não há necessidade de se ter um ponto exclusivo, você pode instalar tanto no ponto de filtro, com o auxílio de um adaptador na torneira ou no misturador de parede.
- O purificador de água Vitale é compacto e com design arrojado. Funcional ele acompanha uma base que permite a instalação sobre a pia ou na parede. Possui bica Móvel e a troca do refil é recomendada apenas após 1.000 litros de água consumida ou 6 meses em média de uso, não havendo necessidade do uso de ferramentas ou da presença de um técnico.
- Já o purificador de água Acqua Due é a união do design com a tecnologia. O design slim foi criado para levar leveza e modernidade ao ambiente, ressaltado pela inovadora bica única que oferece água purificada e normal. A troca do refil é recomendada após 1.500 litros de água consumida ou 6 meses em média de uso, não havendo necessidade do uso de ferramentas ou da presença de um técnico.
Agora que você já conhece as características de cada um, escolha o que melhor irá lhe atender. Mas, atenção! Seja um filtro ou um purificador de água, é importante que tenham o selo de certificação do Inmetro.
Esses produtos e outros você encontra aqui na Center Fertin!