0R$ 0,00
Item Quantidade Preço
xxxxx
0,00

Qual a Diferença Entre Caixa de Gordura e Caixa de Inspeção?

Muitas pessoas confundem caixa de inspeção com caixa de gordura. Apesar de serem parecidas, possuem funções bem diferentes. Quer saber como funciona e quando usar cada peça? Confira!

O sistema hidráulico da casa é composto por produtos-chave que garantem a correta passagem da água e do esgoto pela tubulação e previnem entupimentos e odores em ambientes como cozinha e banheiro. As caixas de gordura e de inspeção são alguns desses componentes chave do sistema de esgoto de uma casa. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser lançado no sistema da rua, administrado pela concessionária de água e esgoto. Elas possuem tampas que podem ser abertas para fazer a limpeza e desentupimento dos canos, sem ter que quebrar o piso para alcançar a tubulação. Veja as diferenças entre elas:

Caixa de Gordura

A caixa de gordura é um pequeno reservatório que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças.  É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando  esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.

Como funciona? Na caixa, há um pouco de água que serve como um “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo  tubo, cai na água que já está lá dentro  e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.

Como limpar a caixa de gordura? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses, retirando a crosta de gordura e descartando no lixo orgânico. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Existem empresas especializadas que fazem esse serviço. Também é possível fazer a limpeza despejando na caixa um produto que contém bactérias que se alimentam da gordura. Porém, há casos em que elas não são suficientes, sendo necessário à limpeza manual que você mesmo pode fazer, basta abrir a caixa e retirar os dejetos.

Caixa de Inspeção

A caixa de Inspeção também  é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública. É a partir dela que se faz qualquer manutenção da rede.  

Como funciona? Como estão instaladas a no máximo 25m uma da outra ao abrir a tampa você tem acesso a trechos da tubulação e pode desobstruir ou fazer manutenção dos trechos.

Como limpar a caixa de inspeção? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses. A limpeza é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar.

Com a Tigre você tem a solução completa. A Center Fertin é distribuidora oficial Tigre em São Paulo!

Esses itens e outros você encontra aqui na Center Fertin!

   

 

Fonte: 100pepinos