Você Sabia: Metro Comercial para Balcão
O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior cuja missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade. Portanto, na hora de comprar ou vender qualquer produtos cuja medição seja feita com o metro, é importante se certificar de que o medidor seja regulamentado pelo INMETRO. Dessa forma, como cliente você evita ser enganado e como vendedor você evita qualquer preocupação com o seu cliente e/ou com a fiscalização.
Confira algumas dicas do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), conveniado ao INMETRO, que comerciantes e consumidores devem saber:
- Na compra de tecidos, barbantes, fios, fitas, etc., exija que a medida seja feita na sua presença, e com o uso do metro comercial que, como o nome já indica, possui 1 metro de comprimento.
- Fita métrica não é metro comercial, portanto não pode ser usada em transação comercial.
- Conservação: Observe também se o metro comercial utilizado apresenta plaquetas metálicas em ambas as extremidades, que o protege contra desgaste.
- Não permita a utilização de metro comercial com as extremidades gastas pelo uso, pois ele pode não ter 1 metro de comprimento, ou com marcações apagadas, pois você não terá certeza da quantidade de produto que está levando para casa.
- Marcação no balcão: Não permita que a medição seja realizada por meio de marcas traçadas em qualquer superfície, como por exemplo, no balcão de atendimento, pois você não tem como saber se essas marcações estão corretas ou não.
- Todo metro comercial verificado mostra a marca oficial do INMETRO.
Fonte: IPEM